Tradicionalmente, o tratamento com botox ou toxina botulínica aplica-se no terço superior facial para corrigir as rugas de expressão que se produzem em zonas como: entre as sobrancelhas, pés de galinha e rugas da testa. Com o passar do tempo, a aplicação do botox evoluiu de forma que se emprega para melhorar e embelezar o olhar de forma integral, tratando outros músculos faciais complementares como os que produzem uma elevação ou arqueamento das sobrancelhas.
O procedimento consiste em infiltracões em pontos predeterminados da região facial. Ao paralizarem-se suavemente os músculos, produz-se um desaparecimento das rugas que dura aproximadamente 3-6 meses.
Os efeitos paralizantes da toxina dependem da dose e começam a produzir-se entre as 24 e 48h posteriores à sua inoculação chegando ao efeito máximo entre os cinco e dez dias após a injecção.
Para que situações é indicado.
O aperfeiçoamento da técnica permite que hoje em dia se realizem retoques estratégicos noutras regiões faciais, aplicando de forma isolada em combinação com outros productos como os materiais de preenchimento, a mesoterapia facial, a bioestimulação plaquetária e terapia de indução do colageneo entre outros, com o objectivo de corrigir diferentes problemas estéticos
- Rugas da expressão
Para corrigir estas linhas transversais infiltra-se Vistabel® ou Azzalure® que relaxará os musculos desta região e reduzirá parcialmente a potência dos músculos da glabela.
- Projecção da ponta do nariz
Na base do nariz existe uma estrutura anatómica denominada depressor da ponta ou depressor septi-nase. Quando é hiperquinético ou está mais desenvolvido do que o habitual faz com que a ponta do nariz baixe ao falar e ao expressar-se. Quando é hipertónico, apresenta uma contração permanente. O tratamento com botox debilitará esta pequena estrutura muscular, melhorando a projeção do vértice nasal para uma posição mais recta e equilibrada.
- Linhas marionete
As depressões que marcam o terço inferior da cara desde as comissuras até ao mento.A correção dos músculos depressor do angulo bucal e depressor do lábio inferior melhoram com botox e pode aplicar-se também uma pequena quantidade de material de preenchimento para infiltrar em cada linha ou ruga.
- Sulco nasolabial
Este sulco marca a zona peribucal desde as asas do nariz até à comissura dos lábios. Os responsáveis deste sulco são os músculos nasogeniano e elevador do lábio. Para realizar uma correção óptima e duradoura é preciso empregar um material de preenchimento que levante o sulco e infiltrar botox, que relaxará a potencia de ambos os músculos.
- Cara quadrada
Para suavizar o efeito de cara quadrada que producem os músculos da mastigação quando estão muito desenvolvidos , pode aplicar-se toxina botulínica que relaxará o terço inferior da face e melhorará a projeção dos pómulos por contraste.
- Platisma
Utilizando Toxina Botulinica na região cervical anterior (pescoço), as “cordas”platismais desaparecem durante 3-4 meses, dando um aspecto mais regular a toda essa região.
- Hiperhidrose axilar, mãos e pés
A transpiração excessiva da axila, mãos e pés pode ser controlada com toxina butolínica por um período de 8-12 meses.
A sua acção
A sua acção é baseada na neurotoxina derivada da bactéria Clostridum Botulinum. Esta molécula actua bloqueando o neurotransmissor que leva o impulso nervoso até ao músculo, inibindo a contração excessiva dos músculos faciais, responsáveis pelas rugas secundárias faciais, sem produzir mudanças nem lesões nas estruturas nervosas.
Procedimento Seguro
É um procedimento médico seguro e o paciente poderá retomar a sua activadade normal imediatamente após o tratamento.
Marque a sua consulta de avaliação com um dos nossos médicos especializados.